sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Professora surda assume diretoria de escola pública em Fortaleza


A professora cearense, Débora de Vasconcelos Souza, de 32 anos que nasceu surda por causa de complicações no parto, ocupa a cadeira mais importante do Instituto Cearense de Educação de Surdos, em Fortaleza: é diretora da escola de que foi aluna desde os cinco anos de idade.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A audição do bebê


Por volta do terceiro mês de gestação, os bebês já percebem sons. A audição pode ser considerada um poderoso canal de comunicação após o nascimento. Falhas auditivas devem ser notadas quanto antes. Os sinais manifestam-se no comportamento do bebê e na criança; não se interessam por brinquedos que fazem barulho ou os manipula de forma muito barulhenta, por volta 12 e os 18 meses não aumenta seu vocabulário ou não atende quando chamada pelo nome. Enfim, veja como é esperado que seu filho reaja aos sons em cada fase:

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Teste da Orelhinha



Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem.