Quem Somos


A ADAS – Associação de Deficientes Auditivos de São Roque, fundada em 22 de abril de 1995, surgiu devido à necessidade de atendimento especializado e escolaridade dos portadores de Deficiência Auditiva não estar sendo suprida na região além de não receberem atendimento especializado.

A instituição atende cerca de 40 pessoas com algum comprometimento auditivo, residentes nos municípios de São Roque, Mairinque e Alumínio. A ADAS oferece atendimentos psicológico, fonoaudiológico, pedagógico e oficina da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais – primeira língua que o surdo deve aprender), através de um trabalho integrado multidisciplinar, levando em conta a individualidade, capacidade e habilidade de cada atendido. Para a realização das atividades, são utilizados diversos materiais: livros, jogos pedagógicos, filmes e programas de computador.

É realizado também um trabalho de acompanhamento educacional, recolocação profissional em empresas da região, atividades extracurriculares (passeios, visitas, eventos comemorativos), além de orientação aos familiares e responsáveis.

Junto à sociedade, são desenvolvidos dois grupos de trabalho: Grupo de Convivência para as Mães dos atendidos (com trabalhos manuais, roda de conversa e troca de experiências) e Grupo de Convivência para Adultos Deficientes Auditivos (que perderam a audição por causa de idade ou doença) além do Curso de Libras para ouvintes (oferecido semestralmente).

Cada profissional envolvido no processo trabalha o individual pensando no coletivo, levando em conta a realidade da comunidade surda e na integração do Surdo na comunidade ouvinte, acompanhando em todas as fases, dificuldades e evolução que o ser humano vive na sociedade brasileira.

Por ser uma instituição filantrópica, para a realização de grande parte das atividades, a instituição conta com o auxílio do convênio da prefeitura, doação de associados e receita dos eventos que promove. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário