quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Tecnologia e a Comunicação entre os Surdos


A Tecnologia evoluiu e facilitou a comunicação na Comunidade Surda. A Internet representa um enorme avanço em termos de comunicação. Através de redes sociais, jogos,  batepapos,  “blogs”, há uma grande troca de experiências entre membros da comunidade e ouvintes.

O telefone celular, em destaque os Smartphones, estreitaram ainda mais as relações. Por mensagens de texto e vídeo o surdo consegue se comunicar com todas as pessoas, sendo assim inserido na sociedade de uma maneira mais completa, independente de ter um ouvinte como intermediador de seus pensamentos.       

Infelizmente essa tecnologia ainda não está ao alcance de todos. Segundo o Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da FENEIS, Neivaldo Zovico, tem um processo que já está na Câmara dos Deputados e no Senado, que prevê que o Governo Federal e a Anatel reconheçam o celular, o smartphone, o tablet, o laptop e o videofone como equipamentos de comunicação para os Surdos, e que esses equipamentos deverão ter isenção de impostos. Prevê também que as empresas de telefonias móveis deverão fornecer pacotes especias de SMS ou internet para pessoas surdas.

Num mundo globalizado é fundamental que se criem alternativas para que todas as pessoas possam se comunicar. Afinal, de acordo com o art. 17 da Lei de Acessibilidade n°10.098/2000: O Poder Público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer”.

Fonte: Rev. Nacional de Reabilitação – REAÇÃO – Ano XV – n°85, Março/Abril 2012. Por Neivaldo Zovico. / Lei de Acessibilidade. LEI N° 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário