segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Surdolimpíadas 2013

As Surdolimpíadas de 2013, oficialmente conhecidas como XXII Surdolimpíadas de Verão, acontecerá nos dias 26 de julho a 04 de agosto e será realizada na capital de Sofia – Bulgária. A Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos (CBDS) irá anunciar em fevereiro a relação dos atletas e membros técnicos convocados para integrarem à Seleção Brasileira. Neste ano as modalidades serão: Badminton (semelhante ao Tênis), Ciclismo, Mountain Bike, Orientação, Vôlei de Praia, Judô, Karatê, Taekwondo, Tênis, Atletismo, Natação, Tênis de mesa e Vôlei indoor.

As Surdolimpíadas, também conhecidas por Olimpíadas para Surdos, é um evento multidesportivo internacional que acontece a cada 4 anos, organizado para atletas surdos pelo Comitê Internacional de Desportos para Surdos (ICSD).

            Os primeiros Jogos foram realizados em Paris em 1924, foram também o primeiro evento esportivo para portadores de necessidades especiais. No seu início, o evento era conhecido como Jogos Internacionais para Surdos ou Jogos Internacionais Silenciosos no período de 1924 a 1965. De 1966 a 1999 tiveram outra nomenclatura, Jogos Mundiais para Surdos, e ocasionalmente Jogos Mundiais Silenciosos. Desde 2000 adota-se o nome Surdolímpiadas. O nome é uma combinação das palavras "surdos" e "Olimpíada" aludindo aos Jogos Olímpicos.

Para participar nos Jogos, os atletas devem ter perdido 55 décibeis no seu "ouvido melhor". Aparelhos auditivos, implantes cocleares e qualquer objeto do tipo não tem seu uso permitido na competição, visando deixar todos os atletas no mesmo nível.

Os juízes usam uma bandeira vermelha ao invés de soprar um apito. Na natação e no atletismo um flash vermelho é usado no lugar da pistola.

Em 2009 os países que se destacaram foram Rússia com 99 medalhas, Ucrânia com 67 e Coréia do Sul com 34 medalhas. O Brasil conquistou somente 2 medalhas de bronze.
           
Fontes: http://cbds.org.br/noticias ; http://pt.wikipedia.org em 14 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário