segunda-feira, 6 de maio de 2013

Como identificar uma possível perda de audição dentro de sala de aula

Professor (a), observe se o aluno:
* Atende aos chamados;
* Inclina a cabeça, procurando ouvir melhor;
* Apresenta dificuldade na pronúcia das palavras inadequadas quando comparado aos demais de mesma idade;
* Pede repetição de sua fala com freqüência ou fala muito hã, hã... 
* Aparenta preguiça ou desânimo nas atividades ou jogos em grupo;
* É vergonhoso, retraído e desconfiado;
* Fala muito alto ou muito baixo.



Na dúvida encaminhe-o para um otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo e, caso a perda auditiva seja confirmada:

* Apresente-o à classe, incentivando sua participação nas aulas e a comunicação com os colegas.
* Coloque-o na primeira carteira, o mais próximo de você;
* Ofereça-lhe apoio visual e favorável iluminação;
* Defronte à janela, pois a iluminação direta pode ofuscar-lhe a visão;
* Fale olhando para seu rosto, de maneira clara;
* Não faça diferença, nem conceda-lhe privilégios.Não bloqueie seu esforço, nem subestime sua capacidade, dando-lhe oportunidade para descobrir seu potencial.

Professor (a) muito depende da sua conduta, criatividade, bom senso e carinho, para o tão almejado sucesso !!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário